Histórico!
Durante muitos anos, a Biblioteca Redentorista foi sendo montada pelos Redentoristas de Juiz de Fora (MG) e servia, principalmente, para a complementação dos estudos religiosos dos seminaristas, no Seminário da Floresta. Quando os jovens estudantes de Teologia e Filosofia começaram a estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora, o acervo da Biblioteca foi transferido do Seminário para o prédio anexo à Paróquia Nossa Senhora da Glória, em 1980, facilitando o acesso do público. O principal responsável por esta transferência foi o Padre Jaime Snoeck, C.Ss.R.. O holandês sempre se dedicou à catalogação, conservação e atualização das obras, além de empenhar-se durante anos na coordenação da Biblioteca Redentorista, que hoje carrega o seu nome.
A Biblioteca teve grande importância na implantação do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Federal de Juiz de Fora. A inauguração do curso só foi possível porque tinha a Biblioteca Redentorista como referência, sendo visitada pelo Ministério da Educação (MEC).
Após uma grandiosa obra de ampliação e modernização do espaço físico, indispensável para a conservação do acervo e para melhor atendimento à comunidade, a Biblioteca Redentorista Pe. Jaime Snoeck, C.Ss.R. foi reinaugurada em novembro de 2008. A nova estrutura comporta uma área total de aproximadamente 950 m² distribuídos em quatro andares. As instalações contam com sala climatizada para o acondicionamento de obras raras e um laboratório equipado com aparelhos próprios para a higienização e conservação de documentos e livros.
Dentre os projetos que estão sendo planejados para a Biblioteca, pretende-se oferecer à comunidade alguns módulos de formação e eventos como palestras e exposições. Em breve, o acervo, em formato digital, também estará disponível no site da Província do Rio.